Habitação: Construção de novas casas em Ontário cai a pique

Foto: pexels

A construção de habitações em Ontário está a sofrer um abrandamento significativo, com os promotores imobiliários a avisarem que a situação pode deteriorar-se ainda mais antes de qualquer melhoria. Apesar da promessa do governo de Ford de construir 1,5 milhões de novas casas numa década, dados recentes indicam um declínio acentuado na construção e venda de casas novas.

A Canadian Mortgage and Housing Corporation (CMHC) comunicou uma queda anual de 44% no início da construção de casas em junho de 2024, com apenas 5.681 novas casas iniciadas, em comparação com 10.114 em junho de 2023. De janeiro a junho, o número de novas casas iniciadas nas áreas urbanas de Ontário diminuiu 14% em relação ao ano anterior, totalizando 36.371.

Os construtores imobiliários estão particularmente preocupados com o declínio das vendas de casas novas, que são cruciais para o financiamento de futuros projetos de construção. David Wilkes, Presidente e Diretor Executivo da Building Industry and Land Development Association (BILD), sublinhou a natureza inquietante do mercado atual, referindo os mínimos históricos nas vendas de casas novas na Greater Toronto Area (GTA).

Wilkes advertiu: “Receamos que a situação piore antes de melhorar”, uma vez que o mercado imobiliário enfrenta uma potencial escassez de oferta nos próximos anos devido às atuais tendências de venda.

Fatores como as taxas de juro elevadas, os custos de construção persistentes e os problemas de acessibilidade foram citados como as principais razões para o abrandamento. Um relatório do BILD destacou uma queda anual de 60% nas vendas de condomínios na GTA, marcando junho de 2024 como um dos piores meses da última década para as vendas de arranha-céus.