A construção de novas casas nas seis maiores cidades do Canadá aumentou 4% no primeiro semestre de 2024. Os dados são da Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC).
No total, foram iniciadas 68.639 obras de novas casas. Apesar de ser o segundo maior número desde 1990, é ainda insuficiente para reduzir a falta de oferta e melhorar a acessibilidade à habitação.
Calgary, Edmonton e Montreal foram as cidades que mais impulsionaram o crescimento, ao passo que Toronto, Vancouver e Ottawa registaram uma queda de até 20% em comparação com o ano passado.
As taxas de juro elevadas e os custos de construção continuam a dificultar a construção de novos edifícios, especialmente de apartamentos.
O número de novos apartamentos cresceu impulsionado pelas construções para arrendamento. No entanto, os apartamentos em condomínio enfrentaram uma quebra devido à falta de procura e às dificuldades dos promotores em atingir as vendas mínimas.
A CMHC prevê que a queda das taxas de juro nos próximos meses possa impulsionar o setor da construção, ajudando a equilibrar a oferta e a procura, especialmente no mercado de arrendamento.