Lisboa, 18 jun (Lusa) – O ministro da Presidência afirmou hoje que o Governo aguarda uma decisão conjunta europeia sobre a Grécia e está atento a eventuais turbulências nos mercados, mas não antecipa cenários e só lidará com eles quando acontecerem.
Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes não esclareceu se o Governo português discutiu algum plano para a saída da Grécia da zona euro. Perante essa questão, declarou: “As decisões sobre a Grécia são decisões europeias, não são decisões de países individualmente considerados”.
Interrogado se poderá haver mudanças na estratégia de pagamentos antecipados da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o ministro respondeu que isso não está a ser equacionado. “É óbvio que o Governo está, como penso que os senhores jornalistas e todos os cidadãos estão atentos a quaisquer turbulências que aconteçam ou não decorrentes deste processo grego, mas só lidaremos com essas turbulências se elas vierem a acontecer e quando elas acontecerem. Não vamos antecipar qualquer tipo de cenário relativamente a essa matéria”, acrescentou.