A primeira-ministra Kathleen Wynne diz que está preocupada que os adolescentes do Ontário estejam a formar maus hábitos quando se trata de mensagens de texto enquanto conduzem, depois de um novo estudo sugerir que um número alarmante de estudantes está a digitar enquanto ao volante de um veículo.
Wynne disse que o seu governo liberal reeleito vai trazer de volta a legislação que vai endurecer as penas e adicionar pontos de demérito para situações de condução distraída.
“Estas máquinas estão tão omnipresentes nas suas vidas que eles simplesmente têm-nas com eles o tempo todo, e por isso temos de quebrar esse ciclo”, salientou.
O estudo realizado pelo Centro de Dependência e Saúde Mental descobriu que mais de um terço dos estudantes licenciados do Ontário nos graus 10 a 12 – um número estimado de 108 mil adolescentes – relataram ter mandado uma mensagem enquanto ao volante, pelo menos uma vez no ano passado.
Entre os alunos do Grau 12, 46 por cento desses que conduzem afirmam que também mandaram uma mensagem pelo menos uma vez ao conduzir um veículo, de acordo com o estudo de 2013 do Uso de Drogas e de Saúde entre estudantes do Ontário.
No entanto, as conclusões apontam que a percentagem de estudantes que relataram beber e dirigir diminuiu drasticamente ao longo dos últimos 20 anos.
O projeto de lei anterior, que iria impor três pontos de demérito, além de aumentar a multa máxima por condução distraída para $1.000, ficou sem efeito quando a eleição de 12 de junho foi convocada.
O Ministro dos Transportes, Steven Del Duca salienta que é importante reintroduzir a legislação o mais rápido possível, mas não indicou uma data exata.
Em 2009, o Ontário proibiu o uso de dispositivos portáteis para texto, e-mail ou conversação durante a condução, com exceção das chamadas para o 911.
O Tribunal superior da província diz que é ilegal até mesmo segurar um telefone durante a condução.
Os condutores também estão proibidos de usar jogos de vídeo portáteis ou leitores de DVD. São permitidos os sistemas de posicionamento global, desde que estes estejam devidamente fixados ao painel.
Mas no ano passado, os liberais expressaram preocupação de que as multas atuais não foram suficientes, uma vez que houve 235.000 acusações nos últimos três anos.
As multas por condução distraída foram aumentadas em março de $155 para $280, incluindo as sobretaxas Mas ao contrário de outras províncias, não há pontos de demérito associadas.
Todas as províncias e territórios, salvo Nunavut, proibem os condutores de usar telemóveis durante a condução, de acordo com a Canadian Automobile Association. As multas variam de $100 a $400. Seis províncias e dois territórios também incluem pontos de demérito entre as penalizações.