Governo de Ontário anuncia apoios para proteger economia das tarifas

Foto: FordNation/Facebook

Em resposta às tarifas impostas por Donald Trump ao Canadá, o Governo de Ontário anunciou um apoio de 11 mil milhões de dólares para apoiar os trabalhadores e as empresas da província. O objetivo é ainda ajudar a proteger a economia da incerteza e dos efeitos das tarifas americanas impostas pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

Num comunicado de imprensa, o Governo provincial declarou que decidiu adiar alguns impostos durante seis meses, de 1 de abril de 2025 a 1 de outubro de 2025, e introduzir um desconto de 2 mil milhões de dólares para empregadores seguros através do Conselho de Segurança e Seguros no Local de Trabalho (WSIB), para além do desconto de 2 mil milhões de dólares distribuído em março.

O Governo de Ontário anunciou também um desagravamento fiscal para os empresários no âmbito dos seus 10 programas fiscais relacionados com as empresas. Estes incluem o imposto sobre a saúde dos empregadores, o imposto sobre os prémios de seguro, os impostos sobre a gasolina e os combustíveis, o imposto sobre as minas, o imposto sobre o tabaco, o acordo sobre o imposto internacional sobre os combustíveis, o imposto sobre a cerveja, o vinho e as bebidas espirituosas, o imposto sobre as vendas a retalho de contratos de seguro e planos de benefícios e o imposto sobre apostas em corridas.

A nível federal, o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, também anunciou novos passos na proteção do Canadá. Carney diz ter contactado o seu homólogo do Reino Unido, Keir Starmer, sobre as consequências da campanha tarifária global dos EUA, a 6 de abril. Segundo um comunicado do gabinete de Carney, a conversa incidiu nas “ações comerciais injustificadas” dos EUA e na necessidade de reforçar os laços comerciais entre o Canadá e o Reino Unido.

E enquanto os líderes governamentais fazem novos anúncios de defesa nacional, um pouco por todo o Canadá, vários manifestantes saíram à rua em protesto contra as ameaças de Donald Trump à soberania canadiana, a 6 de abril.

Bandeiras canadianas e cartazes com mensagens a favor do Canadá e contra Donald Trump foram erguidos em Montreal, Halifax, Canadá Atlântico e Manitoba, entre gritos patrióticos.