Gangue de rua: Investigação da Polícia de Toronto resulta em 32 detenções e 158 acusações

Foto: Pexels

A polícia de Toronto informou, a 15 de agosto, que fez 32 detenções e apresentou 158 acusações criminais, após uma investigação de quase um ano, sobre gangue de rua de Toronto que supostamente estava a utilizar o Canada Post para distribuir drogas para outras províncias.

A polícia informou, ainda, que as 158 acusações criminais incluem posse de substância controlada para fins de tráfico, posse de dispositivo proibido, posse de produto de crime, tráfico, conspiração, crimes com armas de fogo, adulteração de número de série, agressão, participação em atividades de organização criminosa e prática de crime por organização criminosa. Os suspeitos têm entre 16 e 40 anos. 

A investigação de 11 meses, intitulada ‘Project Foxxx’, teve como alvo as supostas atividades da gangue de rua ‘Jamestown Crips’. 

O inspetor da polícia de Toronto, Paul Krawczyk, disse que se concentraram no Jamestown Crips porque é um gangue histórico no bairro de Rexdale, em Toronto, que tem enfrentado uma quantidade desproporcional de crimes violentos, como tiroteios, sequestros de carros e assaltos.

“Os gangues operam com total desrespeito à segurança e bem-estar dos outros. As atividades criminosas colocam vidas inocentes em risco e desestabilizam comunidades. Estamos tomando medidas decisivas para remover esses elementos perigosos de nossas ruas”, disse Krawczyk.

Embora esse gangue tenha raízes históricas na área de Etobicoke, a polícia diz que seus supostos crimes se estenderam  muito além dessas fronteiras.

“Esta investigação afetou áreas em Ontário e cidades como Thompson, Manitoba e St. John’s, Newfoundland e Labrador.  O seu alcance nessas comunidades espalha violência, drogas e medo e devemos fazer tudo o que pudermos para detê-los.”, disse o inspetor Paul Krawczyk.

Como parte da investigação, os policiais executaram 35 mandados de busca em Toronto, Hamilton, Vaughan, Brampton, Mississauga, Guelph e Thompson, Manitoba, o que resultou na detenção de 32 suspeitos.

A investigação levou à apreensão de nove armas de fogo, 4,7 quilos de cocaína (com valor de mercado aproximado de 568.000 dólares), seis quilos de metanfetamina (com valor de mercado aproximado de 480.000 dólares) e mais de 320.000 dólares em produtos do crime.

O inspetor da polícia referiu que o gangue estava a circular os produtos disfarçando-os de pacotes normais e passando pelo Canada Post, que foi um elemento importante nesta investigação, ao colaborar na interceptação de pacotes antes que eles chegassem a St. John’s, Newfoundland e Labrador.

Para além do Canada Post, o Serviço de Polícia de Toronto trabalhou em conjunto  com a Polícia Regional de York, a Polícia Regional de Peel e a Polícia Provincial de Ontário na investigação.