GABRIEL GARCIA MARQUEZ LIDERA LISTA DOS LIVROS DE FICÇÃO MAIS VENDIDOS NA CHINA

Gabriel García Márquez (AFP/Getty Images)
Gabriel García Márquez (AFP/Getty Images)
Gabriel García Márquez (AFP/Getty Images)
Gabriel García Márquez
(AFP/Getty Images)

O romance de Gabriel Garcia Marquez “Cem Anos de Solidão” encabeça a lista dos dez livros de ficção mais vendidos na China em maio passado, confirmando a persistente popularidade do escritor colombiano.
Um outro título do mesmo autor, “Amor em Tempo de Cólera”, figura no “top-ten” divulgado pelo Global Times, juntamente com obras de mais oito escritores, chineses e estrangeiros, entre os quais “The Kit Runner”, de Khaled Hosseini, escritor afegão naturalizado norte-americano.
A classificação foi estabelecida por uma empresa especializada a partir de dados recolhidos em mais de 2.000 livrarias da China, refere aquele jornal, que passará a publicar mensalmente o “top-ten” dos livros mais vendidos no país.
Entre os escritores chineses, que constituem metade da lista, figuram Jiang Rong e Yan Geling, autores de duas obras adaptadas este ano ao cinema pelos realizadores Jean-Jacques Annaud (“The Wolf Totem”) e Zhang Yimou (“Coming Home”), respetivamente.
Gabriel Garcia Marquez, galardoado em 1982 com o Prémio Nobel da Literatura, morreu em abril passado na Cidade do México. Tinha 87 anos e tem um fã, o único autor chinês residente na China que já ganhou o Nobel da Literatura (Mo Yan, em 2012) é conhecido como admirador de Garcia Marquez e em particular do romance “Cem Anos de Solidão”.