FUNERAL DO PROFESSOR DELGADO DOMINGOS

jose delgado domingos
(Direitos Reservados)

O funeral do professor José Delgado Domingos realizou-se segunda à tarde desde o Centro Funerário de Santa Joana Princesa para o cemitério do Alto de São João.
José Delgado Domingos, antigo docente do Instituto Superior Técnico, morreu no sábado com 79 anos.
Professor, engenheiro mecânico de formação, distinguiu-se pela atividade científica na área da energia, ambiente e desenvolvimento sustentável, tendo manifestado oposição à instalação de uma central nuclear em Portugal.
Entre as funções que desempenhou contam-se as de diretor do Núcleo de Estudos de Engenharia Mecânica e de secretário da Comissão Diretiva do Centro de Termodinâmica Aplicada e Mecânica dos Fluidos que lhe sucedeu.
Foi ainda fundador e diretor do Centro de Cálculo da Universidade Técnica de Lisboa e consultor da UNESCO para a Metodologia do Planeamento Energético e trabalhou como engenheiro em Portugal, França, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.
Numa nota emitida pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Moreira da Silva presta “público voto de pesar pela morte de José Delgado Domingos”, investigador e professor catedrático do Instituto Superior Técnico, considerado um pioneiro das causas ambientais em Portugal.
O papel de Delgado Domingos, enquanto cientista mas também enquanto cidadão com “forte intervenção cívica e política” foi para o ministro “fundamental para aprofundar a base científica das opções de ambiente e energia, demonstrando que o ambiente é, não apenas um direito inalienável, mas também uma oportunidade de desenvolvimento económico e social”.
“O seu talento e a sua coragem — contestando e contrapondo com sólidos argumentos — impediram que alguns erros de política fossem cometidos e contribuíram para que soluções inovadoras fossem concretizadas”, acrescentou, apresentando condolências à família.