FUGA DE 600 EMPRESÁRIOS E TURISTAS CHINESES DO VIETNAME PARA O CAMBODJA

vietnamAo todo são mais de 600 empresários e turistas chineses e atravessaram a fronteira do Vietname com o Cambodja para escapar aos tumultos anti-China no Vietname.
A polícia local dá conta que só na quarta-feira, mais de 600 chineses entraram no Camboja através da fronteira internacional Bavet na província de Svay Rieng e estes números não incluem os que viajaram de avião.
As autoridades confirmam ainda que um trabalhador de nacionalidade chinesa de uma fábrica de siderurgia de Taiwan, foi morto durante os tumultos.
As tensões entre a China e o Vietname, dois países vizinhos comunistas, mas históricos rivais, agudizaram-se depois de Pequim ter anunciado a instalação de uma plataforma petrolífera em águas territoriais de ilhas disputadas por ambos, com milhares de vietnamitas a saírem para as ruas protagonizando protestos em massa nas principais cidades do país.
A escalada da tensão já levou a ONU a pedir moderação aos dois países que mantêm uma antiga disputa territorial no Mar do Sul da China, por causa da soberania das ilhas Paracel e Spratly, alegadamente ricas em petróleo.