FITCH BAIXOU RATING DA PT E OI PARA ‘LIXO’

Fitch Ratings logoA agência de notação financeira Fitch baixou os ratings da portuguesa Portugal Telecom e da brasileira Oi para nível de lixo, após o incumprimento por parte da Rioforte, no pagamento à operadora nacional de telecomunicações de um empréstimo de 847 milhões de euros.
Assim os ‘ratings’ da dívida de longo prazo foram  cortados, tendo a agência de rating  justificado que reflecte essencialmente o perfil financeiro da entidade que irá resultar da fusão entre a PT e a Oi que não está habilitada a suportar, numa fase inicial, um ‘rating’ do tipo ‘investment grade'”.
Na quarta-feira as duas empresas em causa, PT e Oi, em comunicado conjunto anunciaram que mantêm a intenção de prosseguir com o processo de fusão, mas a percentagem da PT na nova entidade conjunta CorpCo. Desceu de 38% para 25,6%, em resultado do não pagamento por parte da Rioforte, uma ‘holding’ do Grupo Espírito Santo, de um empréstimo à operadora nacional de telecomunicações.
Além dos 847 milhões de euros, cujo prazo de pagamento a PT estendeu por mais uma semana, existe um outro empréstimo de mais 50 milhões de euros, cujo pagamento vence hoje.
Mesmo assim, a Fitch considera as perspectivas (‘outlooks’) de crédito da PT e da Oi são estáveis.