Finanças Toronto: Ministro federal reitera a responsabilidade da província

Correio da Manhã Canadá

François-Philippe Champagne, ministro da Inovação, pronunciou-se sobre a situação financeira de Toronto, na segunda-feira, 11 de setembro, durante uma conferência de imprensa na Câmara Municipal, onde foi ladeado por deputados liberais locais e pela Presidente da Câmara, Olivia Chow.

O ministro federal da Inovação, François-Philippe Champagne, pronunciou-se, durante uma conferência de imprensa na Câmara Municipal de Toronto, sobre as finanças problemáticas da cidade, menos de uma semana depois de o Conselho ter adotado novos impostos e taxas para evitar aquilo a que os funcionários municipais chamam uma “crise financeira sem precedentes”.

O ministro da Inovação diz que os federais estão a ouvir, mas que Ontário tem “jurisdição primária”.

O Queen’s Park deve ser a primeira paragem na procura de uma solução para o défice de mil milhões de dólares de Toronto, segundo Champagne.

O Conselho também adotou resoluções que apelavam aos governos federal e provincial para que contribuíssem financeiramente e negociassem um novo quadro fiscal. Até à data, ambos os governos têm-se mostrado indiferentes aos pedidos do Conselho Municipal, que incluem um pedido de redução do imposto harmonizado sobre as vendas (HST) ou a introdução de um imposto municipal sobre as vendas.

A mensagem faz eco de uma carta enviada a Chow pela vice-primeira-ministra Chrystia Freeland em julho, rejeitando um pedido de ajuda financeira da autarquia. Na altura, Freeland afirmou que o Governo federal tinha contribuído com mais de 6 mil milhões de dólares para o município desde que foi eleito em 2015. E que, se fosse necessária mais ajuda, Toronto deveria retirar dinheiro das suas contas de reserva ou contactar o Governo provincial do premier Doug Ford.

Solicitado a comentar o assunto, um porta-voz do gabinete do premier Doug Ford remeteu a imprensa para uma declaração emitida em julho, depois de Freeland ter rejeitado o pedido inicial de financiamento de Chow.

Nessa altura, o gabinete de Ford afirmou que o Governo de Ontário disponibilizou milhares de milhões em fundos para ajudar a cidade a resolver o seu défice orçamental.