Finanças no Canadá: Stress financeiro aumentou 20% no último ano

Foto: Towfiqu barbhuiya/Pexels
Foto: Towfiqu barbhuiya/Pexels

A ansiedade financeira no Canadá aumentou 20% no último ano. O alerta é de uma nova sondagem. Entre os que estão financeiramente stressados, 50% sentem-se “esmagados” por dívidas.

Os canadianos continuam a sentir o aperto na carteira, com a inflação, as taxas de juro e o custo de vida a criarem uma “tempestade de stress financeiro cada vez mais intensa”. É o que revela um novo inquérito do National Payroll Institute.

A sondagem conclui que o número de pessoas que se consideram financeiramente stressadas aumentou 20% no último ano, atingindo 37% no total.

Poupar dinheiro é agora mais difícil do que em qualquer outro momento nos últimos 10 anos. 63% dos inquiridos estão a gastar todo o seu salário líquido para evitarem problemas financeiros. 30% estão a gastar ainda mais – o que significa que contraem dívidas ou recorrem a poupanças a cada ciclo de pagamento.

O inquérito vai mais longe e conclui que 66% dos canadianos que se consideram “financeiramente stressados” vivem de salário em salário e 50% sentem-se “esmagados” pelas suas dívidas.

Para alguns, a preocupação financeira acrescida está a ter impactos sociais. Dos canadianos que integram o grupo de pessoas financeiramente ansiosas, 55% sentem-se mais isolados devido ao aumento do custo de vida.

Um em cada dois afirma que o seu stress foi sentido pelas pessoas que lhe são próximas.

Por outro lado, essa preocupação está a afetar o desempenho no trabalho. 40% dizem que está a ter um impacto profissional negativo. Um em cada cinco precisa de um dia de baixa para lidar com a preocupação financeira e um em cada 10 deixou o seu emprego.