Finanças de Toronto: Chow e Ford concordam em criar grupo de trabalho

Doug Ford e Olivia Chow decidiram criar um grupo de trabalho, para fazer face à difícil situação financeira de Toronto. O anúncio foi feito esta segunda-feira, num encontro entre o premier de Ontário e a autarca da cidade.

Doug Ford e Olivia Chow comprometeram-se a criar um novo grupo de trabalho que visa a estabilidade e a sustentabilidade a longo prazo das finanças de Toronto.

O enorme défice orçamental da cidade foi um dos temas debatidos na reunião desta segunda-feira, dia 18, entre o premier de Ontário e a autarca de Toronto. Foi a primeira reunião da dupla desde que Chow tomou posse.

O objetivo do grupo de trabalho é ajudar a resolver o défice, que deve ultrapassar os 1,5 mil milhões de dólares no próximo ano.

Entre as suas responsabilidades, incluem-se a prevenção de novos impostos e taxas e o apoio à execução de prioridades partilhadas, tais como a construção de casas a preços acessíveis, de transportes públicos e de infraestruturas.

Chow diz que “os cidadãos de Toronto merecem uma cidade acessível” e que as suas prioridades são a habitação, os transportes e a segurança nas ruas.

Para “resolver os profundos desafios financeiros” de Toronto, argumenta, é necessária “uma parceria com todos os níveis de governo”.

Já Ford diz que “Toronto é fundamental para o sucesso económico de Ontário e do Canadá” e que aguarda com “expetativa” a oportunidade de trabalhar em conjunto para garantir que “assim continue”.

Durante o encontro, Ford anunciou ainda um investimento adicional de 42 milhões no ‘Canada-Ontario Housing Benefit’. Mais de metade do dinheiro vai para Toronto, para acomodar o número crescente de refugiados e candidatos a asilo.

De acordo com o premier, a medida vai ajudar cerca de 4 mil novos agregados familiares. Mais pessoas vão ter casa, libertando espaço nos abrigos.