Finanças: Crise do custo de vida põe em risco sonho de imigrar para o Canadá

Foto: Canadian Immigration and Citizenship/Facebook
Foto: Canadian Immigration and Citizenship/Facebook

A crise do custo de vida no Canadá é um dos temas centrais de um novo inquérito feito junto de mais de 1.500 imigrantes no mês passado. A sondagem da Leger e da OMNI revela que quase metade das famílias de imigrantes têm dificuldades em pagar as contas.

A crise financeira está a pôr em risco o sonho canadiano dos imigrantes, de acordo com uma nova sondagem da Leger e da OMNI.

O inquérito revela que duas em cada cinco (42%) famílias de imigrantes têm dificuldades em fazer face às despesas. O valor sobe para os 54% entre os inquiridos que se mudaram para o Canadá nos últimos cinco anos.

O estudo revela que a crise do custo de vida está a afetar duramente os imigrantes. 83% dizem que a acessibilidade dos preços tornou a mudança para o país mais difícil.

Ainda assim, 55% dos inquiridos dizem que se mudaram para o Canadá por causa de oportunidades financeiras ou de carreira. Por outro lado, menos de metade acha que há empregos suficientes para os recém-chegados.

Embora as oportunidades financeiras ou de carreira tenham sido o fator motivador da viagem de 55% dos imigrantes para o Canadá, pouco menos de metade dos inquiridos considera que existem empregos suficientes para sustentar os que chegam.

Um quarto (24%) considera que a sua experiência no Canadá ficou aquém das expectativas.

71% acham que o Governo não refletiu devidamente sobre a estratégia de integração de novos imigrantes. Numa altura em que o Canadá antecipa acolher 500 mil imigrantes por ano até 2026, os especialistas dizem que está na hora de implementar os apoios certos.