Os canadianos recebem créditos do imposto sobre bens e serviços ou do imposto sobre vendas harmonizado do Governo federal, na primeira semana de outubro. Este é o último pagamento deste ano.
Estes pagamentos são trimestrais e isentos de impostos, efetuados aos canadianos elegíveis que auferem rendimentos baixos e modestos.
O seu objetivo é ajudar os indivíduos e as famílias a compensar o GST ou o HST que pagam.
Os pagamentos do crédito de GST/HST são calculados com base no rendimento líquido familiar ajustado e no número de crianças com menos de 19 anos que tenham sido registadas para receber o abono de família canadiano, bem como o crédito de GST/HST, de acordo com a Canada Revenue Agency.
O pagamento de outubro corresponde a cerca de um quarto do montante total devido com base na declaração fiscal de 2023 do beneficiário.
Os casais ou parceiros em união de facto sem filhos podem receber um pagamento máximo de 680 dólares durante todo o ano.
E por cada filho com menos de 19 anos, os pais têm direito a até 179 dólares de crédito de GST/HST para o ano. Se os pais tiverem a guarda partilhada, podem ter direito a metade do crédito de GST/HST para um filho.
Para ser elegível aos pagamentos de crédito GST/HST, uma pessoa deve ter pelo menos 19 anos de idade e deve residir no Canadá para efeitos de imposto sobre o rendimento no mês anterior e no início do mês em que o pagamento é efetuado.
Os canadianos com menos de 19 anos também podem ser elegíveis se tiverem um cônjuge ou parceiro de união de facto ou se forem pais e viverem com o seu filho.
O rendimento líquido familiar ajustado não deve ser superior a 70 mil dólares.
Se forem elegíveis, as pessoas que apresentaram as suas declarações de impostos de 2023 receberão pagamentos por depósito direto ou cheque, mesmo que não tenham auferido qualquer rendimento no ano passado.
O próximo pagamento do crédito GST/HST está previsto para 3 de janeiro de 2025.