Finanças: Cada vez mais canadianos adiam pagamentos de cartões de crédito

Foto: Pixabay

Cada vez mais canadianos estão a acumular dívidas de cartões de crédito, numa altura de elevado custo de vida e taxas de juro mais altas. É o que sugere um novo relatório da TransUnion publicado esta terça-feira, dia 28 de maio.

De acordo com a análise, há cada vez mais canadianos a pagar apenas o montante mínimo mensal exigido quando se tem cartão de crédito. Um fenómeno que reflete falta de liquidez financeira para pagar as dívidas no imediato. Ao pagarem só o montante mínimo, a dívida arrasta-se no tempo e acumula juros.

De acordo com a análise, o número de canadianos a pagar o montante mínimo aumentou 0,8% para 1,3% desde o ano passado.

De acordo com a TransUnion Canada, muitos orçamentos familiares não estão a acompanhar a inflação e as taxas de juro mais elevadas. Isso leva a que as famílias recorram ao crédito. Algumas delas já estão a falhar nos pagamentos.

De acordo com a empresa, o incumprimento é mais elevado entre os consumidores com hipotecas, em comparação com os que têm cartões de crédito tradicionais.

O relatório adianta que 31,8 milhões de canadianos tinham um ou mais produtos de crédito no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 3,75% em relação ao ano passado.