Finanças: Atualização fiscal centra-se na crise da habitação e custo de vida

Foto: Chrystia Freeland/Facebook
Foto: Chrystia Freeland/Facebook

É já amanhã que a ministra das Finanças do Canadá apresenta a declaração económica de outono na Câmara dos Comuns. Ao que tudo indica, a atualização fiscal prevê um investimento de milhares de milhões de dólares para construir casas a preços acessíveis.

Os olhos estão postos no Parlamento, a propósito da atualização fiscal desta terça-feira, dia 21 de outubro. A ministra das Finanças apresenta a declaração económica de outono por volta das 16h. Chrystia Freeland já disse que a crise da habitação e o custo de vida no Canadá são temas centrais.

Enquanto isso, uma fonte governamental avança que a declaração prevê milhares de milhões de dólares em empréstimos e financiamento direto para a construção de casas a preços acessíveis.

A mesma fonte dá conta de 15 mil milhões de dólares em empréstimos a 10 anos para a construção de novas unidades de arrendamento, um fundo de mil milhões de dólares dedicado à construção de mais habitações a preços acessíveis e novas regras hipotecárias para os credores que lidam com proprietários de casas em risco.

Recorde-se que Freeland já disse que o Governo quer disponibilizar mais terrenos públicos e aliviar a pressão que os alugueres de curta duração exercem sobre a oferta.

No mesmo dia da declaração económica de outono, a Statistics Canada divulga os números da inflação do mês passado.

Os analistas preveem uma nova queda da taxa em outubro, devido à descida dos preços da gasolina e ao aumento mais lento dos produtos alimentares.

O BMO estima que a taxa anual se situe em 3,2% em outubro, enquanto o RBC prevê que a taxa desça para 3,1%.