FINAL INÉDITA OU REPETIÇÃO DE ALGUMA EDIÇÃO

mundialA 20.ª edição do Mundial de 2014 poderá ter uma final inédita, se a Alemanha não chegar à final e se não reeditar o jogo decisivo com a Argentina, no que seria uma terceira vez, ou a Holanda.

Face ao escalonamento já feito até ao final da prova, só se poderão repetir-se as finais de 1974, em que a anfitriã RFA bateu a verdadeira “laranja mecânica”, por 2-1, ou as de 1986 e 1990, a primeira ganha pelos sul-americanos (3-2) e a segunda, com muito polémica, pelos europeus (1-0).

Em 1974, os holandeses, liderados por Johan Cruyff, marcaram primeiro em Berlim, logo a abrir, por Neeskens, de grande penalidade, mas Paul Breitner, também de penálti, e Gerd Müller deram o título ao “onze” de Helmut Schön.

No que respeita aos embates entre Alemanha e Argentina, os sul-americanos venceram no México, graças a um tento de Jorge Burruchaga, isolado por Diego Armando Maradona, e os alemães responderam em Irália, com um golo de Andreas Brehme, num penálti “inventado” pelo mexicano Codesal.

De resto, mais nenhuma repetição de final é possível, sendo que, entre as restantes equipas presentes nos “quartos”, os alemães também já defrontaram o Brasil (0-2, em 2002), que, desta vez, só poderão defrontar nas meias-finais.

Por seu lado, os “canarinhos” já mediram forças com a França (3-0 para os gauleses, em 1998, como anfitriões), mas este “duelo” só se pode repetir, da mesma forma, nas “meias”.

A outra final que se poderia repetir era a de 1978, entre Argentina e Holanda, que os sul-americanos venceram em casa por 3-1, após prolongamento, mas, no Brasil, esse jogo só poderá acontecer nas “meias”.

No programa do Mundial2014, esta sexta-feira jogam os Quartos de final, no Rio de Janeiro, a França com a Alemanha, às 13:00 (hora local) e em Fortaleza, o Brasil – Colômbia às 17:00 (hora local).

Já no sábado, em Brasília, a Argentina defronta a Bélgica às 13:00 (hora local) e em Salvador, a Holanda joga com a Costa Rica às 17:00 (hora local)

As Meias-finais estão agendadas para 8 e 9 de Julho, sendo que dia 8, em Belo Horizonte vai jogar o vencedor do jogo Colombia-Brasil com o vencedor do França-Alemanha e no dia seguinte, em São Paulo, jogará o vencedor do encontro Holanda-Costa Rica com o vencedor do Argentina- Bélgica.

O jogo de apuramento do terceiro e quarto lugares está marcado para dia 12 de Julho às 17 horas locais, em Brasília, entre os derrotados das meias-finais.

A final do Mundial 2014 está marcada para dia 13 de Julho no Rio de Janeiro, entre as duas equipas vencedoras da fase das meias-finais e será o fecho de mais uma edição do campeonato do mundo pelas 16:00 (hora local).