Fim da Greve: Unifor chega a acordo com fábricas da Stellantis às 7h30

FOTO: CITY NEWS
FOTO: CITY NEWS

A Unifor chega a um acordo provisório com a Stellantis, pondo fim a uma greve de mais de 7 horas nas fábricas de Ontário. O sindicato fez o anúncio pouco depois das 7h30 da manhã de hoje, depois de mais de 8 mil trabalhadores terem anunciado a greve.

A greve terminou em três fábricas da Stellantis em Ontário, depois de o sindicato que representa os trabalhadores canadianos do setor automóvel ter chegado a um acordo provisório com o construtor automóvel dos Estados Unidos.

A Unifor anunciou pouco depois das 7h30 da manhã de segunda-feira, 30 de outubro, que um acordo provisório poria fim à greve em todas as instalações, depois de cerca de 8.200 trabalhadores terem abandonado o trabalho às 23h59 do dia anterior.

Os trabalhadores das fábricas de Brampton, Etobicoke e Windsor entraram em greve e começaram a fazer piquetes na segunda-feira, depois de as conversações entre o sindicato e o fabricante de automóveis não terem produzido um acordo até às 23h59 de domingo. A notícia de que voltariam ao trabalho foi dada apenas sete horas e meia depois.

A Unifor não revelou quaisquer pormenores sobre o novo acordo, confirmando apenas que foi alcançada uma tentativa de acordo.

O sindicato tem estado a negociar com a Stellantis desde 18 de outubro, depois de ter chegado a acordos na Ford Motor e na General Motors. A Unifor fez uma greve de 13 horas na General Motors após o fim do prazo de greve a 10 de outubro.

Na sexta-feira, 27 de outubro, a presidente nacional da Unifor, Lana Payne, disse que o progresso na Stellantis tinha sido lento depois de a empresa ter feito concessões no acordo padrão estabelecido com os outros dois fabricantes de automóveis.

O sindicato afirmou que procurava obter informações específicas da empresa sobre os seus planos relativos aos veículos elétricos para a fábrica de montagem de Brampton, bem como maior clareza sobre o planeamento de produtos para as fábricas de Windsor e Etobicoke.

Foi a primeira greve dos trabalhadores da Stellantis que possui marcas como a Chrysler, a Jeep e a Dodge, desde 1986.