FESTIVAL DE MÚSICA ANTIGA NO FUNDÃO

Festival de Música Antiga no FundãoA aldeia histórica de Castelo Novo no Fundão vai ser palco do Festival de Música Antiga, entre os dias 25 e 27 de julho evento que pretende tornar-se uma referência a nível nacional e internacional e já vai na segunda edição.
O evento é uma parceria do município com a Rede de Aldeias Históricas e vai juntar mais de 20 músicos e contar com vários espetáculos distintos que têm em comum a música antiga, anterior ao período romântico.
Como palco foram escolhidos vários locais emblemáticos da aldeia histórica de Castelo Novo, em plena Serra da Gardunha.
O reportório é dedicado à música de antes do século XIX e aos instrumentos que eram usados na altura, designadamente cravo, alaúde, oboé barroco, violino barroco, sacabuxa (antepassado do moderno trombone de varas), corneta bombarda, violoncelo, guitarra barroca, entre outros.
Este festival terá ainda a particularidade de abarcar outras artes, designadamente o teatro, já que o espetáculo de abertura vai ser a apresentação da peça de teatro “Farsas per musica”, do dramaturgo italiano do século XVIII Carlo Goldoni, que tem forte componente musical, interpretada pelo Teatro das Beiras.
O festival faz ainda uma espécie de itinerância até Alpedrinha, única freguesia do concelho que tem um órgão do século XVIII, construído por um dos principais organeiros portugueses, Joaquim António Fontanes, que foi também o construtor de três dos órgãos da capela-mor da Basílica de Mafra.
A entrada para este festival é livre em todos os concertos e o programa completo pode ser consultado em: www.cm-fundao.pt ou no “facebook” do Município do Fundão.