É o momento alto das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada. Todos os anos, a procissão da mudança da imagem atrai milhares de devotos. E em 2024, não foi exceção.
O desfile arrancou pelas 15h30 do passado sábado, dia 4 de maio. Sob o olhar atento de uma multidão de fiéis, a imagem do Santo Cristo percorreu várias ruas da cidade, passando por antigos conventos e algumas igrejas paroquiais.
Mais de 60 homens asseguraram o andor na procissão. A imagem foi transportada sobre os ombros por elementos da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Sete turnos rodaram entre si, consoante o trajeto do cortejo.
Já os tapetes florais foram assegurados por vários grupos de voluntários, que desfolharam milhares de flores. Crianças do Colégio de São Francisco Xavier e da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima contribuíram para a elaboração dos tapetes. Este ano, os moldes foram feitos com o objetivo de recriar a antiga calçada portuguesa.
A procissão da mudança da imagem foi acompanhada pela Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, vinda da ilha Terceira.
No final do desfile, o bispo de Stockton presidiu um sermão. D. Myron Cotta, um lusodescendente dos Estados Unidos, desafiou as famílias a serem “mestras e peregrinas” da oração.
Logo a seguir, às 19h, foi a vez de o bispo de Angra celebrar uma missa. D. Armando Esteves Domingues lamentou o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, que deflagrou no dia da procissão, de manhã.
Foto: José Raimundo/CMCTV