FESTAS DE LISBOA BASEADAS NA OBRA PEREGRINAÇÃO

peregrinaçãoA obra “Peregrinação”, que relata as descobertas do aventureiro-explorador Fernão Mendes Pinto, é o mote para o programa das festas de Lisboa deste ano, apresentado esta segunda-feira, no Mercado da Ribeira.
As festas de Lisboa, com abertura marcada para a próxima sexta-feira, vão ter como tema “a descoberta, passados 400 anos da obra ‘Peregrinação'”, que realça “o espírito de viagem na aquisição de conhecimento e no contacto com o outro” e onde se pretende “aliar a diversidade, a partilha e a cidadania cultural”, disse Miguel Honrado, responsável da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.
Este programa permitirá, “mais do que uma referência aos Descobrimentos, a descoberta que podemos fazer de nós próprios, dos que nos são mais próximos e da cidade de Lisboa.
Uma viagem pela cidade e pela criatividade, neste programa que reflete o pulsar criativo e dinâmico da cidade de Lisboa, para além do que é tradicional e que está presente todos os anos.
“Andar em Festa” é o projeto que “levará a criação artística ao espaço público e aos transportes coletivos de Lisboa”, numa parceria com a CP, que disponibilizará 40 malas para que as pessoas registem as histórias e depois se crie um percurso dos lugares onde estiveram durante as festividades.
As marchas e os arraiais populares, este ano, dedicarão as temáticas à peregrinação, uma vez que as festas de Lisboa albergam uma dimensão de cidadania cultural e irão também aliar dois patrimónios imateriais da humanidade, o fado e os “Castelleres de Sants”, composição de pirâmides humanas, originária de Barcelona (Espanha) e que acontecerá no Panteão Nacional, em Lisboa.
O concurso das sardinhas de Lisboa, que premiou sete participantes, foi “um sucesso, que atingiu 8.258 candidaturas”, em que se juntou a “criatividade e qualidade artística” de 59 países.
As Festas de Lisboa serão “uma autêntica viagem pela cidade”, com início marcado para esta sexta-feira às 22:00, no Rossio, e que encerrará no dia 03 de julho com um concerto de Fausto Bordalo Dias, na Torre de Belém, em Lisboa.