FESTA DOS 650 ANOS DE CASCAIS COM MOSCOW PIANO QUARTET

Moscow Piano Quartet
Moscow Piano Quartet
Moscow Piano Quartet
Moscow Piano Quartet

O Moscow Piano Quartet apresenta este domingo à tarde as peças de Alexandre Delgado, Serguei Taneiev e Johannes Brahms, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa para assinalar os 650 anos da elevação de Cascais a vila, conforme Carta de Foral do Rei D. Manuel I, datada de 15 de novembro de 1514.
A programação das celebrações inclui ainda roteiros do património, exposições, espetáculos de dança, música e teatro, atividades desportivas e relacionadas com o mar, que se prolongam até 07 de junho do próximo ano.
O Moscow Piano Quartet tem sede artística em Cascais há 20 anos e vai interpretar o Canteto para quarteto com piano, de Alexandre Delgado (2007), e os Quartetos com Piano, de Serguei Taneiev (1905), e de Johannes Brahms (1862).
Este quarteto criado em 1989 é composto por Alexei Eremine (piano), Alexei Tolpygo (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrikkh Elessine (violoncelo) e realizou o seu primeiro concerto em janeiro de 1990, na Casa Museu Iermolova, em Moscovo, tendo atuado no Festival Dekabrskie Vetcherá.
No percurso do ensemble, destaca-se a influência do grande mestre Valentin Berlinski, violoncelista do Quarteto Borodine, sobretudo no que se refere à afinação cuidada, à riqueza de sonoridades e ao conhecimento profundo das obras tocadas.
Além de Portugal o Moscow Piano Quartet realizou digressões na Letónia, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Japão.
Desde 1993, através de um protocolo com a Câmara de Cascais, o quarteto assegura as temporadas anuais de dez concertos no Centro Cultural de Cascais, nas Casas do Gandarinha, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Concelho.
O grupo editou um CD dedicado a Mahler, Schnittke e Brahms, e, em dezembro de 2012, um outro com a primeira gravação mundial dos quartetos com piano de Anton Rubinstein e Eduard Napravnik.