O serviço ferroviário em todo o Canadá foi retomado na manhã de segunda-feira, dia 26 de agosto, depois da comissão federal do trabalho ter ordenado à Canadian National Railway Co. (CN) e à Canadian Pacific Kansas City (CPKC) que pusessem termo a uma paralisação do trabalho que interrompeu o tráfego ferroviário. A paralisação, que começou a 22 de agosto e foi desencadeada por um litígio contratual, afetou mais de 9 mil trabalhadores e perturbou o tráfego de mercadorias, bem como as linhas pendulares em Toronto, Montreal e Vancouver.
As interrupções do serviço afetaram mais de 30 mil passageiros nas principais áreas metropolitanas. A decisão do Conselho de Relações Industriais do Canadá determinou o reinício das operações no sábado, dia 24 de agosto, seguindo-se uma arbitragem vinculativa.
“Queremos agradecer a todos os clientes pela sua paciência durante a interrupção do trabalho e esperamos retomar o serviço normal”, lê-se num comunicado da GO Transit, que viu regressar a sua linha Milton e o serviço para o Hamilton GO Centre na segunda-feira.
Aconselha-se os utentes a verificarem frequentemente os horários, uma vez que poderão ainda ocorrer atrasos ou ajustamentos no serviço, à medida que os caminhos-de-ferro trabalham para restabelecer as operações normais.
O sistema de trânsito Exo de Montreal, que serve as linhas Candiac, Saint-Jérôme e Vaudreuil/Hudson, também retomou o serviço regular, mas prevê algum congestionamento nas linhas. Os serviços de autocarros shuttle continuarão disponíveis para ajudar a gerir quaisquer problemas que surjam durante a transição para o serviço completo.
Embora os serviços ferroviários tenham voltado a funcionar, os funcionários da CPKC alertam para o facto de poderem ser necessárias várias semanas para que a rede ferroviária recupere totalmente, sendo ainda necessário mais tempo para estabilizar as cadeias de abastecimento perturbadas pelo encerramento.