Feriado: Canadianos saem às ruas para celebrar o ‘Victoria Day’

Foto: City of Toronto

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, os canadianos celebraram o ‘Victoria Day’. O feriado federal, instituído em 1845, foi assinalado um pouco por todo o país, com fogo de artifício, desfiles e outras festividades. Os eventos decorreram no próprio feriado, mas também nos dias que lhe antecederam.

Em Toronto, o ‘Victoria Day’ voltou a ser assinalado com um espetáculo de fogo de artifício, que começou às 22h de segunda-feira, no Ashbridges Bay Park. Um momento “bonito”, como descreveu a autarquia, com um “final espetacular”.

Em Mississauga, houve festa no Erin Mills Town Centre, durante o fim de semana e o feriado. Um festival de ‘mac and cheese’ animou os presentes, com deliciosos pratos, entretenimento ao vivo, jogos e concursos de comida.

Já em Brampton, houve oficinas de cerâmica artesanal e um evento de pintura para toda a família.

Em Ottawa, destaque para o festival canadiano de tulipas, com um mercado de flores, cinema e até um espetáculo da Força Aérea Canadiana.

Já no Quebec, o feriado é celebrado com outro nome. Em vez de assinalarem o ‘Victoria Day’, os habitantes da província celebram anualmente, no mesmo dia, o ‘Journée nationale des Patriotes’. Em Montreal, a data foi assinalada com uma marcha na Praça Saint-Louis, cartazes festivos e muita música.

Recorde-se que, no resto do Canadá, o ‘Victoria Day’ celebra o legado da Rainha Vitória, que nasceu a 24 de maio de 1819 e desempenhou um papel fundamental na história do país. Além disso, o feriado marca o início do verão.

O fim de semana prolongado do ‘Victoria Day’ é celebrado na última segunda-feira antes do dia 25 de maio. Isso garante um fim de semana de três dias, dando aos canadianos a oportunidade de desfrutarem de atividades ao ar livre e de eventos comunitários, anunciando o início do verão.

O reinado da Rainha Vitória, conhecido como a Era Vitoriana, foi marcado por um significativo progresso cultural, industrial e científico. A celebração do seu aniversário reflete os laços históricos do Canadá com a monarquia britânica e o reconhecimento contínuo do impacto deste período.