O Canadá assinalou o 4.º Dia Nacional da Verdade e da Reconciliação. O dia também conhecido como ‘Orange Shirt Day’ (Dia da Camisa Laranja), tem lugar anualmente a 30 de setembro, sendo um feriado federal obrigatório.
A data é um momento para recordar as crianças indígenas que morreram em escolas residenciais, os sobreviventes, as suas famílias e comunidades.
Entre 1870 e 1997, mais de 150 mil crianças das Primeiras Nações, Métis e Inuit foram obrigadas a frequentar escolas residenciais geridas por igrejas e financiadas pelo Governo.
O Centro Nacional para a Verdade e a Reconciliação calculou que mais de 4.100 crianças morreram enquanto frequentavam as escolas. Muitos dos sobreviventes relataram à Comissão para a Verdade e a Reconciliação os horríveis abusos de que foram vítimas.
Durante o dia, foram organizados eventos em todo o país para assinalar a data, incluindo uma cerimónia de 90 minutos em Ottawa.
O evento no Parliament Hill teve início pelas 2h30 pm e contou com sobreviventes e líderes indígenas. A cerimónia teve o objetivo de homenagear os sobreviventes do sistema de escolas residenciais do Canadá e as crianças que nunca regressaram a casa.
A governadora-geral Mary Simon foi a anfitriã de uma cerimónia de fogo sagrado durante a manhã no Rideau Hall, antes de se juntar ao evento no Parliament Hill, juntamente com sobreviventes e líderes indígenas.
O primeiro-ministro Justin Trudeau esteve em Inuvik, nos Northwest Territories, para participar nos eventos da região.
Para além dos eventos agendados, vários edifícios por todo o Canadá iluminaram-se de laranja, incluindo a Torre da Paz e o edifício do Senado.