EXPOSIÇÃO DE ARQUEOLOGIA MOSTRA VESTÍGIOS DEIXADOS NA “LISBOA PRÉ-CLÁSSICA”

exposição galeriaUma exposição dedicada às origens de Lisboa vai mostrar a partir de hoje, na Galeria Millennium, peças da vida quotidiana e outros vestígios de colonizadores do Mediterrâneo Oriental que navegaram até ao estuário do Tejo na Idade do Ferro.
Intitulada “Lisboa Pré-Clássica, um porto mediterrâneo no litoral atlântico”, a mostra é produzida pela Fundação Millennium BCP, e inaugura hoje, às 18:00, na Galeria Millennium, em Lisboa, onde ficará patente até 31 de maio.
A exposição tem comissariado científico e textos são de Ana Margarida Arruda, o comissariado executivo de Jacinta Bugalhão e Elisa Sousa, com conceção gráfica de José Paulo Ruas e ilustrações de Patrícia Bargão.
No interior vão ser mostrados vestígios urbanísticos, artefactos em cerâmica, osso e alabastro, usados na vida quotidiana encontrados em várias áreas da colina do Castelo e da Baixa Pombalina, e ainda informações sobre embarcações e sistemas de navegação.
Naquela época, Lisboa mantinha fortes relações com o Mediterrâneo Oriental, e foi alvo de um processo de colonização marítima, protagonizada pelos fenícios.