As notas médias nos exames do Ensino Secundário das quatro disciplinas mais concorridas (Português, Biologia e Geologia, Matemática, e Física e Química) desceram um valor nos últimos quatro anos, passando de 11 para 10.
Os dados constam de um relatório de análise aos exames do Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) do Ministério da Educação e Ciência, que garante que os resultados de 2013 “evidenciam uma tendência de estabilidade”. O documento sublinha que “a existência de uma quebra abrupta de resultados constitui uma falsa questão”.
O Gave explica que só variações anuais nas médias acima de 14 pontos (em 200) no Secundário e a 7 pontos (em 100) no Básico são relevantes. Mas o relatório, no Secundário, considera positivas médias acima de 9,5 valores. E centra a análise nas notas de exame dos alunos internos (que frequentam a disciplina até final do ano), ignorando os autopropostos, que representam 30% do total e têm notas bem mais baixas. O argumento do Gave é que as notas destes oscilam muito.