Evento: Líderes sindicais, políticos e empresários reúnem-se em conferência da LiUNA

Foto: Rob Fleming/X

O arranque de junho de 2024 fica marcado pela conferência anual da LiUNA Canada em Victoria, na província de British Columbia (B.C.). O evento anual, que em 2023 decorreu em Montreal, reúne líderes sindicais, como o presidente geral da LiUNA, Brent Booker, políticos e empresários.

Durante uma intervenção na conferência, o vice-presidente internacional e também diretor canadiano da LiUNA enalteceu a importância do sindicato para a sociedade do Canadá.

“Irmãos e irmãs, da filantropia à organização, divulgação e formação e todos os aspetos da construção da comunidade, a nossa família LiUNA continua a liderar o caminho e a fazer avançar a nossa indústria, o nosso país e a nossa economia”, disse Joseph Mancinelli.

“Esse é o poder da LiUNA e temos de continuar unidos e a lutar juntos.”

Alguns políticos participaram no encontro, virtualmente, deixando mensagens gravadas em vídeo. Foi o caso do premier de B.C., que não pôde estar presente por estar quase a ser pai pela terceira vez.

“Quero dar as boas-vindas a todos. Ao receber-vos em B.C., dou-vos as boas-vindas a uma província orgulhosa e amiga dos sindicatos. Desde 2017, os trabalhadores e os seus sindicatos têm encontrado um amigo e um parceiro aqui em Victoria”, disse Dave Eby.

A conferência também contou com a participação de vários ministros de Ontário, que intervieram no encontro, presencialmente e virtualmente.

Num vídeo, Prabmeet Sarkaria, o ministro dos Transportes, destacou vários investimentos em infraestruturas na província, nomeadamente nas linhas de metro de Scarborough e Eglinton Crosstown West.

“Não conseguiríamos realizar estes projetos fundamentais sem a experiência, o trabalho árduo e a dedicação dos vossos membros, que estão a construir Ontário connosco”, disse Sarkaria.

No arranque da conferência, a LiUNA destacou inclusive nas redes sociais outro grande projeto em que está envolvida: a Gordie Howe Bridge, que vai ligar Ontário a Michigan. O sindicato publicou um vídeo em ‘time-lapse’ que mostra os progressos da ponte a inaugurar em setembro de 2025.