EUROPA NA MIRA DA NSA

Obama reagiu às revelações de Snowden e promete reformas
Obama reagiu às revelações de Snowden e promete reformas
Obama reagiu às revelações de Snowden e promete reformas
Obama reagiu às revelações de Snowden e promete reformas

Os países da União Europeia (UE) constam de uma lista de alvos da NSA, afirmou ontem o site da revista alemã ‘Der Spiegel’, citando um documento divulgado pelo ex-analista de espionagem Edward Snowden. As novas revelações surgem um dia depois de o presidente Barack Obama anunciar uma reforma dos polémicos programas de vigilância, para aumentar a confiança dos cidadãos no governo.
Numa ata de abril deste ano, a NSA define as prioridades de espionagem numa escala de uma cinco (dos alvos de menor aos de maior interesse). As posições de topo são ocupadas por China, Rússia, Irão, Paquistão e Coreia do Norte, surgindo logo a seguir países como Alemanha, França ou Itália.
Os alvos europeus estão no nível 3 em áreas de prioridade a vigiar, como política e comércio internacional e estabilidade económica.
A lista refere ainda Espanha, país onde importa vigiar as redes mafiosas e criminais. Na notícia da ‘Der Spiegel’ não há, contudo, referências a Portugal.
As novas revelações de Snowden reforçam notícias anteriores sobre espionagem dos EUA a embaixadas europeias em Bruxelas e em território norte-americano.
A divulgação dos alvos surge depois de Obama prometer “maior transparência” na NSA. Em conferência de imprensa na noite de sexta-feira, prometeu “uma reforma adequada” da Patriot Act. Esta lei, aprovada após o11 de Setembro, legitimou a vigilância dos cidadãos. Obama falou ainda do reforço do controlo dos tribunais sobre as agências de espionagem. Mas, frisou, os programas da NSA vão continuar.