Estado do Quebec?: Partido Québécois com relatório para criar um novo país

FOTO: X/PARTIS QUEBECOIS
FOTO: X/PARTIS QUEBECOIS

O Partido Quebecois afirma que a província do Quebec tem capacidade financeira para ser um país. O partido divulgou hoje o orçamento teórico de um ano. O objetivo passa por fazer um referendo no futuro.

A análise, que levou meses a ser elaborada e que foi divulgada na segunda-feira, 23 de outubro, pelo Parti Québécois (PQ), conclui que o Quebec “tem capacidade financeira” para deixar a federação canadiana e voar por conta própria.

O documento de 84 páginas intitula-se “Un Québec libre de ses choix”, que em bom português quer dizer “Um Quebec livre para escolher”.

O líder do PQ, Paul St-Pierre Plamondon, divulgou o relatório na Université Laval. A autoria é do antigo ministro das Finanças do partido, Nicolas Marceau, que concluiu que: “Tudo aponta para o facto de que o Quebec soberano seria rico; as finanças públicas seriam saudáveis”.

Os membros do Parti Québécois afirmaram que o novo orçamento do Ano 1 foi inspirado num orçamento semelhante produzido pelo próprio partido em 2005. Curiosamente, o autor do relatório foi o então deputado do PQ François Legault, que hoje se senta do outro lado da legislatura, como premier do Quebec

“Estamos a usar a mesma metodologia que François Legault usou há muitos anos”, disse St-Pierre Plamondon. “O exercício foi feito seis vezes (ao longo dos anos) e houve 150 estudos sobre este tema. A conclusão, historicamente, tem sido sempre a mesma”.

No orçamento de 2005, Legault concluiu que o Quebec teria um lucro de 17 mil milhões de dólares em cinco anos como país independente. Recentemente, afirmou que muita coisa mudou desde então, pelo que as previsões não seriam as mesmas atualmente.

O orçamento do PQ revela que o fim dos muitos ministérios e programas sobrepostos dos Governos federal e do Quebec permitiria uma poupança de 8,7 mil milhões de dólares por ano para o novo Estado do Quebec.

O orçamento indica também que um Quebec independente recuperaria cerca de 82,3 mil milhões de dólares por ano em novas receitas, dinheiro que atualmente vai para Ottawa.

O relatório estima que a participação do Quebec nos impostos federais era de 17,03% em 2021/22, o que representa 33,79 mil milhões de dólares que retornariam às finanças do Quebec.

O orçamento aborda ainda um Quebec que alcance o estatuto de Estado faria as coisas de forma diferente. Despenderia mais 500 milhões de dólares na educação e dedicaria 1,6 mil milhões de dólares às reformas.

St-Pierre Plamondon afirmou que um Quebec independente teria o próprio exército e a sua própria moeda. O partido pretende fazer um referendo no futuro.