ESPANHA/ACIDENTE: TÉCNICO DIZ QUE “TUDO APONTA PARA EXCESSO DE VELOCIDADE”

LusaO Porriño, Espanha, 13 set (Lusa) – Um técnico da comissão de investigação de acidentes ferroviários, Edmundo Parras, indicou hoje que “tudo aponta para excesso de velocidade” como causa do acidente ferroviário de sexta-feira em O Porriño, Galiza, que matou quatro pessoas e deixou feridas dezenas.

À entrada do tribunal de O Porriño (Pontevedra, Galiza, Noroeste de Espanha) – onde hoje de manhã serão abertas as caixas negras do comboio – Parras explicou que a função da comissão a que pertence é investigar “as fraquezas e debilidades” do sistema ferroviário. Tudo para “melhorar” o sistema e não para “encontrar culpados”, acrescentou Parras, sublinhando que a investigação do órgão que integra é independente da investigação judicial.

As caixas negras do comboio – que fazia o trajeto Vigo-Porto, operado conjuntamente pela CP e pela espanhola Renfe – serão abertas na presença de representantes da CP, da Renfe e das gestoras das redes ferroviárias de ambos os países, a portuguesa Refer e a espanhola Adif.