Ensino: Universidades canadianas caem no ranking mundial

Foto: Facebook World University Rankings

O relatório ‘World University Rankings 2025’ do Times Higher Education, divulgado a 8 de outubro, afirmou que mais de 40% das universidades do Canadá caíram na classificação em relação ao ano anterior.

“O Canadá tem algumas das melhores universidades do mundo, com três entre as 50 melhores e oito entre as 200 melhores. No entanto, a queda contínua de um número significativo de universidades canadianas é motivo de preocupação”, disse Phil Baty, diretor de assuntos globais do Times Higher Education.

A University of Toronto, a instituição mais bem classificada do país, permaneceu em 21.º lugar pelo segundo ano. A University of British Columbia manteve o seu 41.º lugar e a McGill University subiu quatro posições para 45.º.

No entanto, o relatório afirmou que, das 33 universidades canadianas classificadas este ano, todas elas, exceto a McGill e a Universidade de Victoria, caíram na lista de classificação ou permaneceram na mesma posição do ano passado.

Todas as universidades canadianas classificadas entre 100 e 200 caíram de posição desde o ano passado, segundo o relatório. A McMaster University, que estava na 103.ª posição no ano passado, caiu 13 posições em 2025 para a 116.ª posição. No ano anterior, ela já havia caído 18 posições da 85.ª.

A Universidade de Ottawa, que caiu 40 posições na edição de 2024, caiu mais 14 posições este ano, passando da 177.ª posição do ano passado para a 191.ª.

A organização declarou que 2.860 instituições de 133 países e territórios enviaram dados para a sua lista de 2025. Apenas 2 mil dessas instituições entraram na lista com base nas suas pontuações de desempenho em relação a cinco indicadores: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, perspetiva internacional e indústria.

O relatório afirmou que uma análise das instituições canadianas classificadas em 2024 e 2025 mostra que os principais motivos de declínio são a reputação no ensino e a qualidade da pesquisa.

A instituição com a classificação mais alta na lista de 2025 é a University of Oxford, que manteve o primeiro lugar durante nove anos consecutivos. O Massachusetts Institute of Technology é a segunda universidade com a classificação mais alta do mundo e em terceiro lugar está a Harvard University.      

Foto: Facebook World University Rankings