
O Banco do Canadá (BoC) anunciou, a 7 de abril, que para as empresas e para os consumidores canadianos há uma probabilidade muito maior de recessão no próximo ano, devido à incerteza generalizada provocada pelas tarifas de Donald Trump e a consequente retaliação. A informação foi apurada em inquéritos realizados em fevereiro, antes da imposição de tarifas a quase todos os parceiros comerciais, a 2 de abril.
Uma análise trimestral das condições de negócios do BoC indicou que 32% das empresas esperam uma recessão nos próximos 12 meses, acima dos 15% nos dois trimestres anteriores. Um inquérito semelhante aos consumidores revelou que 66,5% prevêem uma recessão, um aumento de 20 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.
O indicador das perspetivas das empresas – uma medida das perspetivas das empresas nas atuais condições económicas – inverteu a sua tendência ascendente e caiu para um nível inferior à média.
O inquérito mostra que muitas empresas suspenderam os seus planos de investimento e de contratação, com as intenções de emprego a um nível inferior ao registado em qualquer momento durante a pandemia.
Além disso, o inquérito revelou que 65% das empresas consideram que os seus custos vão aumentar com a aplicação das tarifas generalizadas, gerando um aumento dos preços de venda ao consumidor em 40%.
Quanto aos consumidores, o inquérito revelou que os canadianos estão cada vez mais preocupados com a segurança do seu emprego e com a sua saúde financeira, o que está a afetar os seus planos de despesa.