EMPRESA NACIONAL DE HIDROCARBONETOS DE MOÇAMBIQUE VAI VENDER 20% DO TERMINAL DE PEMBA

LusaMaputo, 18 set (Lusa) – A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique (ENH) anunciou hoje em Maputo que vai vender 20 por cento da sua participação no terminal de gás de Pemba, norte do país.

Em declarações à Lusa em Maputo, o presidente da ENH Logistics, detida pela ENH, a firma moçambicana que gere as participações do Estado moçambicano na indústria extractiva, Eduardo Naiene, afirmou que a companhia mandatou o Banco Nacional de Investimento (BNI), de Moçambique, para montar a operação de cedência de 20% da firma no Centro de Logística Integrada de Pemba, por onde será exportada, por via marítima, o gás natural que será extraído na bacia do Rovuma, norte do país.

“Demos um mandato ao BNI, que é uma entidade moçambicana, que vai definir a estratégia para a participação de moçambicanos no capital da ENH Logistics, que passará por um processo na bolsa de valores, para que seja uma operação aberta e transparente. A breve trecho, vamos terminar a definição da estratégia e iniciar a incorporação de moçambicanos”, disse Eduardo Naiene, à margem de um evento da ENH.