Emprego: Departamento de imigração vai eliminar mais de 3 mil postos de trabalho

Foto: Pexels

A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) vai eliminar 3.300 postos de trabalho em todo o país nos próximos três anos. Trata-se da mais recente redução de postos de trabalho anunciada pelo Governo federal, depois de 600 postos temporários e contratuais terem sido suprimidos na Canada Revenue Agency no outono passado.

O IRCC confirmou que os funcionários foram informados sobre as reduções de mão de obra a 20 de janeiro, com a maioria dos cargos a ser eliminada através da “redução dos compromissos de pessoal e da nossa força de trabalho temporária”.

O departamento federal afirma que estas alterações de pessoal se destinam a acompanhar a redução dos níveis de imigração e do financiamento.

A Aliança dos Serviços Públicos do Canadá (PSAC) e o Sindicato do Emprego e da Imigração do Canadá (CEIU) divulgaram detalhes dos potenciais cortes a 20 de janeiro, alertando que será um ‘golpe devastador’ para as famílias, empresas e comunidades que dependem dos serviços públicos no Canadá.

Os sindicatos dizem que não há “detalhes claros” sobre quem será afetado pelos cortes, com mais informações previstas para meados de fevereiro.

A Associação Canadiana de Empregados Profissionais (CAPE) também se pronunciou a 20 de janeiro, apelando ao Governo para suspender quaisquer cortes de postos de trabalho previstos até que o Parlamento volte a reunir.