Eleições na comunidade: Novo Conselho será eleito no dia 26 de novembro

Na passada quarta-feira, dia 15 de Novembro, foi realizada na Casa do Alentejo em Toronto, uma conferência de imprensa para explicar como serão as eleições dos conselheiros da comunidade portuguesa este ano.

As eleições dos conselheiros da comunidade portuguesa serão realizadas no próximo dia 26 de Novembro. A diáspora portuguesa na Europa, África, Ásia e Américas poderá escolher os seus representantes para compor o conselho.

No Canadá, as eleições ocorrerão em Toronto e Montreal, que contam com apenas uma lista de candidatos cada, sem adversários. Em Vancouver não houve nenhum candidato inscrito e não haverá eleições.

Em Toronto, o ato eleitoral será realizado no domingo, dia 26, das 8 da manhã às 7 da noite no Consulado Português em Toronto. Todos os portugueses recenseados e em estado regular com a Comissão de eleições poderão votar.

A candidatura “Pela Comunidade”, única concorrente em Toronto, convocou uma conferência de imprensa para lançar a sua campanha. A lista é composta por três candidatos efetivos e três suplentes. Laurentino Esteves lidera a lista como primeiro subscritor. Para ele, as prioridades da candidatura serão o ensino da língua portuguesa e o movimento associativo.

Ao lado de Laurentino Esteves, Katia Caramujo e Paulo António Pereira fecham a lista de candidatos efetivos. Na suplência, estão Clara Maria de Carvalho, Miguel Magalhães e Maria Manuela da Silva.

Os candidatos comprometeram-se em criar um canal aberto de comunicação com a comunidade luso-canadiana para que possam expressar as suas sugestões e críticas. O grupo planeia criar uma página nas redes sociais e um website para facilitar esta comunicação.

Durante a conferência, os candidatos foram questionados sobre a ausência de açorianos na candidatura. A diáspora açoriana corresponde a cerca de 70% da população portuguesa em Ontário. Laurentino esclareceu que tentou convidar açorianos para a candidatura mas não obteve sucesso.

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) é um órgão consultivo criado em 2007 pelo Governo Português, que trata das políticas de emigração e comunidades portuguesas no exterior. Os membros do conselho são voluntários não remunerados e sem ligação oficial a partidos políticos. Suas funções incluem emitir pareceres sobre legislação e acordos internacionais relacionados com as comunidades no estrangeiro, analisar questões dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira sobre suas comunidades no exterior, produzir informações sobre portugueses residentes no estrangeiro e a presença global portuguesa, além de formular propostas para a política das comunidades portuguesas. O Conselho é consultado obrigatoriamente em assuntos relevantes para as comunidades, mas as suas recomendações não são vinculativas, ou seja, não têm obrigatoriedade de implementação pelo governo português.