Eleições intercalares: Trudeau anuncia início de campanha no Quebec e Manitoba

Foto: Pexels

Eleitores de dois distritos eleitorais no Quebec e de Manitoba vão às urnas em setembro. O anúncio foi feito a 28 de julho, por Justin Trudeau, em simultâneo com o anúncio de abertura do período de campanha.

A data das eleições intercalares é 16 de setembro, para os eleitores de Elmwood-Transcona, em Manitoba, e LaSalle-Émard-Verdun, em Montreal.

No Quebec, os liberais esperam manter o distrito eleitoral LaSalle-Émard-Verdun, que ficou vago com  a renúncia à política do ex-ministro da Justiça David Lametti, por motivo de reforma. Este distrito tem sido liderado pelos liberais desde a sua criação em 2013 e primeira eleição em 2015, com Lametti a manter a posição em cada eleição subsequente com mais de 40% dos votos.

Os liberais apresentaram a vereadora da cidade de Montreal, Laura Palestini, como candidata, embora a sua nomeação tenha gerado polémica depois de ter sido escolhida por Trudeau para concorrer, apesar de três outros concorrentes terem feito campanha durante meses para uma disputa de nomeação que não aconteceu.

Os conservadores escolheram Louis Ialenti, descrito como um “pequeno empresário sensato”. O NDP, enquanto isso, escolheu o vereador municipal, Craig Sauvé. O Bloc Quebecois nomeou Louis-Philippe Sauvé, um funcionário político de longa data, que atualmente trabalha para uma empresa que analisa a economia do Quebec.

Em Manitoba, o NDP espera manter o distrito eleitoral de Elmwood-Transcona nas mãos da minoria laranja, após a renúncia de Daniel Blaikie, em março de 2024 para aceitar um cargo no gabinete do premier de Manitoba, Wab Kinew.

O partido manteve a cadeira em todas as eleições, exceto uma, desde 2004.

Nestas eleições intercalares, o NDP indicou a diretora executiva da Transcona BIZ, Leila Dance, os conservadores indicaram o eletricista de construção e membro do sindicato Colin Reynolds, e os liberais escolheram o ex-professor Ian MacIntyre, que também concorreu pelos liberais de Manitoba na eleição provincial do ano passado.

Estas eleições intercalares podem ser uma prova ao Governo atual, representando alto risco para os liberais, que perderam o distrito eleitoral de Toronto-St. Paul’s, em Ontário, para os conservadores por uma margem estreita no mês de junho, o que era esperado como algo garantido para o partido governante.