Os habitantes de Manitoba acordaram hoje com um novo Governo e, pela primeira vez no Canadá, com um premier das Primeiras Nações, após uma vitória eleitoral histórica.
Os novos democratas e o seu líder Wab Kinew derrotaram os conservadores progressistas para formar um Governo maioritário em Manitoba, o que resultou na demissão dos outros dois principais líderes partidários.
Heather Stefanson anunciou a sua demissão após ter liderado os conservadores (‘PCs’) durante quase dois anos, depois de vários membros do seu gabinete terem perdido os seus lugares em Winnipeg.
Stefanson fez o anúncio pouco depois de ter perdido a eleição para Wab Kinew, do NDP de Manitoba.
“Foi a honra da minha vida servir o povo de Manitoba com as muitas funções que desempenhei ao longo dos anos”, afirmou Stefanson.
Tal como previsto, os ‘PCs’ ganharam os seus lugares nas zonas rurais da província.
Stefanson, de 53 anos, e os ‘PCs’ candidataram-se com base na segurança pública, na habitação e na recusa de procurar duas mulheres indígenas desaparecidas num aterro sanitário de Winnipeg.
O líder dos liberais de Manitoba, Dougald Lamont, demitiu-se depois de ter perdido o seu lugar em Winnipeg e de o seu partido ter ficado reduzido a um lugar, em vez dos três anteriores.
Kinew afirma que a sua vitória é uma vitória para todos em Manitoba.