Um ex-embaixador dos Estados Unidos no Canadá soou o alarme de que uma segunda presidência de Donald Trump poderia causar alguns problemas para os canadianos, ao mesmo tempo que alertou os americanos no exterior para o facto dos seus votos serem cruciais na eleição presidencial.
Bruce Heyman, nomeado pelo ex-presidente Barack Obama, foi embaixador de 2014 a 2017 e tornou-se bem conhecido por fortalecer o relacionamento entre o Canadá e os EUA, tanto sob o ex-primeiro-ministro Stephen Harper quanto sob o primeiro-ministro Justin Trudeau.
O alerta de Heyman foi feito à margem da Convenção Nacional Democrata. O ex-embaixador disse que é fundamental que os americanos ao redor do mundo garantam que os seus votos sejam contabilizados, porque desempenharam um papel fundamental na conquista de estados indecisos.
Trump prometeu deportar 11 milhões de imigrantes indocumentados, se obtiver um segundo mandato e Heyman disse que acredita que com isto as pessoas, mais uma vez motivadas pelo medo, poderão começar a fugir para o norte em grande número. No primeiro mandato do ex-presidente milhares de pessoas nos EUA, com medo dos rumores de deportação, viajaram para o Canadá fora das fronteiras regulares.
Outra questão é a proibição do aborto que se for expandida ainda mais nos EUA, muitas pessoas podem procurar ajuda no Canadá. Nas políticas ambientais, o investimento do Canadá em tecnologias verdes pode ser afetado, e se for retirado o apoio dos EUA à NATO e outras alianças, a importância do Canadá no mundo diminuirá junto com a dos EUA, avalia Heyman.
Ele acrescentou que o Canadá provavelmente terá que acelerar os seus compromissos de financiamento de defesa da NATO.