Educação: Regresso às aulas na GTA marcado por novas regras e segurança reforçada

Foto: Pexels

Dia 3 de setembro foi a data de abertura do novo ano letivo, com milhares de crianças a regressar às aulas na Grande Toronto (GTA).

Junto a algumas escolas da cidade de Toronto estiveram elementos das forças policiais e autoridades municipais para ajudar e informar toda a comunidade, de forma a assegurar um regresso seguro e saudável. 

A polícia de Toronto deu início a uma campanha de trânsito focada no regresso às aulas. A iniciativa decorre até 13 de setembro e visa garantir a segurança.

A polícia reforça que é fundamental que os condutores tenham em consideração a segurança dos utilizadores das estradas mais vulneráveis​. O regresso às aulas traz consigo uma maior circulação de crianças em idade escolar, pedestres e ciclistas nas estradas. As autoridades alertam também para um aumento do trânsito por toda a cidade, sobretudo em zonas escolares. 

Durante esta campanha, a polícia está atenta aos condutores em excesso de velocidade, com condução agressiva ou distraída. Também tenciona inspecionar veículos que se encontrem ilegalmente estacionados e que coloquem os outros utilizadores das estradas em risco.

A autarquia de Toronto também disponibilizou aos pais e alunos um guia de segurança escolar, com dicas sobre como ir e voltar da escola com segurança.

Além desta campanha policial, o regresso às aulas significa a entrada em vigor das novas regras relativas ao uso de telemóveis nas escolas, já anunciadas na última semana de agosto. Em alguns anos, o uso é mesmo proibido e passível de ser sancionado. Um dos objetivos da medida é minimizar a distração dos alunos nas aulas, segundo o Ministério da Educação.

E como já vem sendo habitual ao longo dos anos, o início do ano letivo marca o fim do verão. Mas este ano o tempo não colaborou. 

Apesar das noites mais frescas com os termómetros a registar os 11 graus, o dia de regresso à escola, 3 de setembro, amanheceu e permaneceu ensolarado com uma temperatura diurna máxima de 23 graus.

Apesar de durante a primeira semana de aulas as previsões serem de sol e máximas de 27 graus, o frio e a chuva aproximam-se, alertaram as autoridades meteorológicas.