Educação em Ontário: Governo de Ontário aumenta salário dos educadores de infância

FOTO: STEPHEN LECCE/X
FOTO: STEPHEN LECCE/X

O Governo de Ontário vai aumentar os salários dos educadores de primeira infância para 23,86 dólares por hora no próximo ano, numa tentativa de atenuar a falta de trabalhadores. A revelação foi feita ontem pelo ministro da Educação da Província, Stephen Lecce.

O Governo de Ontário vai aumentar o salário mínimo dos educadores da primeira infância na maioria dos centros de cuidados infantis licenciados para 23,86 dólares por hora no próximo ano, acima de um aumento planeado para 20 dólares.

“Temos muitos trabalhadores que, num mundo de escolhas, poderiam trabalhar numa escola ganhando 15, 18, 20% a mais, muitas vezes as pessoas procuram essas opções e estamos a assistir a uma certa canibalização dos nossos educadores da primeira infância”, disse Stephen Lecce em conferência de imprensa.

O ministro da Educação pretende que os salários dos educadores de primeira infância de Ontário passem de um dos mais baixos do Canadá para um dos mais elevados.

“Portanto, isto ajudará a eliminar a desvantagem competitiva e a apoiar os nossos operadores, a apoiar os nossos sectores de cuidados infantis e a ajudar o governo a continuar a reduzir as taxas e a aumentar os espaços, para que possamos realmente tornar isto tão universal quanto possível”, continuou o ministro provincial.

Os funcionários do Ministério alertaram para o facto de a província poder vir a ter falta de 8.500 trabalhadores da área até 2026, ano em que o Governo de Ontário espera ter criado 86 mil novas vagas no âmbito do sistema nacional de cuidados infantis.

As taxas já foram reduzidas em 50% para as famílias com crianças nos 92 por cento dos centros licenciados e creches ao domicílio que optaram pelo programa, e deverão ser ainda mais reduzidas para uma média de 10 dólares por dia até 2025.