Um relatório da Equifax Canadá disse que os pagamentos de crédito não efetuados foram maiores entre os canadianos mais jovens no segundo trimestre, devido ao custo de vida e ao desemprego .
A Equifax afirmou que um em cada 17 canadianos com idade entre 26 e 35 anos deixou de efetuar um pagamento de crédito, em comparação com um em cada 23 no geral.
O relatório disse que as taxas de incumprimento em empréstimos para automóveis e linhas de crédito também foram particularmente altas entre os canadianos mais jovens, indicando pressões financeiras enfrentadas por esse grupo demográfico.
A Equifax afirmou que a taxa de pagamentos de crédito não efetuados entre os canadianos de 26 a 35 anos foi de 1,99% no segundo trimestre de 2024.
Isso representa um aumento de 21,6% em relação ao ano anterior.
O relatório disse ainda que os níveis de dívida do consumidor aumentaram para 2,5 biliões de dólares, um aumento de 4,2% desde o segundo trimestre de 2023.
Um dos fatores, a taxa de desemprego do Canadá tem aumentado constantemente, atingindo 6,4% em julho, segundo dados da Statistics Canada, à medida que altas taxas de juros desaceleram a economia.
O relatório da Equifax acrescentou que os rendimentos médios dos consumidores mais jovens tendem a ser menores, com muitos sendo novos no mercado de trabalho ou trabalhando meio período, já que menos pessoas encontram empregos relevantes.
As pressões económicas constantes também estão a fazer com que muitos canadianos mais jovens voltem a viver com as suas famílias.
Os altos preços dos imóveis e as taxas de juros continuaram a criar barreiras significativas para compradores de imóveis pela primeira vez, segundo o relatório.
No geral, a taxa de incumprimento não hipotecária ficou em 1,4%, superando os níveis máximos de 2020 e sendo a mais alta desde 2011, mostrou o relatório.