ECONOMIA E PANDEMIA NO TOPO DAS PRIORIDADES DOS CANADIANOS

Foto: PxHere
Foto: PxHere

A pandemia do novo coronavírus e a economia devem ser as prioridades do governo de Justin Trudeau, na nova temporada parlamentar. A opinião é dos canadianos, como revela um novo inquérito feito a propósito do discurso do trono.

Os canadianos querem que os liberais se mantenham focados na pandemia e nas questões económicas, na nova sessão do Parlamento. De acordo com um novo estudo de opinião, o combate à covid-19 está no topo da lista de prioridades dos eleitores do Canadá. Logo a seguir, surgem a criação de empregos, os impostos e o défice.

O inquérito, conduzido pela Ipsos, foi feito a propósito do discurso do trono, que redefine a agenda política do governo federal a cada nova sessão legislativa. Inquiriu mil canadianos, dias antes do discurso de dia 23 de setembro.

33% querem que o foco do governo esteja em medidas de saúde para combater a covid-19 e 26% priorizam o regresso ao trabalho. A terceira preocupação mais citada é o défice, com 18% a apelarem a uma rápida solução para o saldo negativo do orçamento federal. Já 17% defendem não só a redução de impostos, mas também a introdução de um salário mínimo universal.

Por outro lado, 14% realçam o apoio a pequenas empresas e 13% os subsídios para os desempregados. Já 12% querem mais regras para conter a imigração e 10% defendem uma recuperação económica amiga do ambiente. Questões de raça, inclusão e igualdade surgem em último lugar, com 7% dos inquiridos a priorizarem essas matérias.