ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS ESTAGNA NO 1.º TRIMESTRE

euaA economia norte-americana estagnou no primeiro trimestre devido a um inverno rigoroso, o que dececionou os analistas, até porque a Reserva Federal se prepara para reduzir o apoio à economia, de acordo com o que foi anunciado pelo Departamento do Comércio norte-americano.

A primeira estimativa deste organismo oficial, hoje divulgada, indica que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 0,1% entre janeiro e março deste ano, mas os analistas previam que o crescimento do PIB norte-americano registasse um crescimento de 1%, após uma expansão de 2,6% no quarto trimestre de 2013 e de uma subida de 4,1% no terceiro trimestre do ano passado.

As exportações, por sua vez, caíram para 7,6%, após um aumento de 9,5% no quarto trimestre do ano passado, o que constituiu a maior queda desde o primeiro trimestre de 2009.

Ainda de acordo com a maioria dos analistas, o Comité de Política Monetária da Reserva Federal (Fed) vai anunciar no final do dia, uma possível redução nas medidas de compra de ativos para 10 mil milhões de dólares por mês (7,2 mil milhões de euros), contra os 45 mil milhões de dólares anteriores.

Os investidores estão, atualmente, “muito atentos” à decisão do Comité Monetário sobre o estado da maior economia do mundo.