Economia do Canadá: Taxa de inflação sobe para 4% em agosto

A taxa de inflação do Canadá subiu para 4% no mês passado. Os números constam do mais recente relatório sobre o índice de preços no consumidor divulgado esta terça-feira, dia 19 de setembro, pela Statistics Canada.

Para os economistas, o relatório é uma má notícia para o Banco do Canadá. Com este novo aumento dos preços, a inflação durante o terceiro trimestre está agora no caminho para ser mais elevada do que o previsto em julho.

O banco central deverá tomar a sua próxima decisão sobre a taxa de juro a 25 de outubro – uma tarefa que, segundo os economistas, acaba de se tornar mais difícil.

Os analistas antecipavam que a inflação fosse mais elevada no mês passado devido à subida dos preços da gasolina. Mas o relatório desta terça-feira foi ainda mais desanimador do que muitos esperavam.

Também esta terça-feira, a Statistics Canada divulgou o seu último relatório sobre ofertas de emprego, que mostra que continuam a aumentar.

Por outro lado, os preços nos supermercados aumentaram mais lentamente, com uma subida de 6,9% em relação ao ano passado, em comparação com os 8,5% registados em julho.

Na leitura mensal, os preços do retalho caíram 0,4% entre julho e agosto.