O Canadá está entre os países mais ricos do mundo, mas quando comparado a países semelhantes como a Austrália, a Nova Zelândia ou o Reino Unido, o país já não é tão rico como já foi. E a diferença de riqueza entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA) também tem aumentado, de acordo com números publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O crescimento económico relativamente fraco do Canadá, combinado com o crescimento populacional, afetou a sua posição entre os países ricos.
A riqueza de um país pode ser medida dividindo a dimensão da sua economia pelo número de pessoas que nele vivem, sendo esse valor conhecido como ‘PIB per capita’.
O produto interno bruto, ou PIB, é o valor total dos bens produzidos e dos serviços prestados num país num determinado ano. Numa base ‘per capita’, o PIB caiu 0,1% no segundo trimestre deste ano, sendo o quinto declínio trimestral consecutivo, de acordo com a Statistics Canada.
Dados recentes da Statistics Canada mostram que o país está a tornar-se mais pobre, uma vez que a economia do Canadá está a crescer globalmente, mas a um ritmo dececionante em relação ao crescimento da população, o que afeta a sua posição no ranking dos países mais ricos.
No ano passado, o país registou um aumento de quase 1,3 milhões de pessoas (mais 3,2%) enquanto a economia cresceu apenas 1,1% no mesmo período. Isto significa que são mais pessoas a tirar fatias de um bolo económico que não cresceu muito mais.
A economia do Canadá demonstra muitas características de uma recessão, como o desemprego, falências crescentes e menos gastos do consumidor, mas ainda assim está a crescer. O crescimento económico do Canadá deverá atingir 1,3% em 2024 e 2,4% no ano seguinte, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mas as notícias não são todas más. Os dados mostram que os ganhos semanais líquidos aumentaram efetivamente no Canadá, mesmo tendo em conta a inflação. A taxa de poupança das famílias também está a subir.