ÉBOLA: PORTUGAL QUER COLABORAR NO APOIO INTERNACIONAL À ÁFRICA OCIDENTAL — RUI MACHETE

LusaMilão, Itália, 17 out (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse hoje, em Milão, que Portugal está disposto a colaborar no apoio da comunidade internacional ao continente africano para fazer face ao vírus Ébola, focando “naturalmente” os seus esforços na África Ocidental.

Em declarações à saída da cimeira ASEM (Ásia-Europa), na qual participou entre quinta-feira e hoje, Rui Machete, que representou o Governo português no encontro de chefes de Estado e de Governo, apontou que o combate ao Ébola foi um dos assuntos em destaque na sessão de hoje, e referiu que “todas as intervenções sublinharam a necessidade de um apoio da comunidade internacional” a África, no qual Portugal está disposto a participar.

“Foi acentuada a necessidade de um esforço financeiro grande e de um esforço médico grande. Portugal, de resto, está disposto a colaborar. No sábado passado, o secretário de Estado (norte-americano, John) Kerry falou comigo a esse respeito, e eu disse-lhe que nós, certamente, iriamos colaborar, dentro das nossas possibilidades, embora naturalmente acentuando as zonas que mais nos podem interessar, que é a parte ocidental de África”, afirmou.