E OS MERCADOS TERÃO MEDO DO PALCO? PERGUNTA MARCA MENSAGEM DO DIA MUNDIAL DO TEATRO

BRETTO dramaturgo sul-africano Brett Bailey, autor da mensagem do Dia Mundial de Teatro, difundida pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da UNESCO, questiona se os mercados têm medo dos artistas do palco.
Escreve ele: “Estaremos nós, os artistas do palco, em conformidade com as exigências dos mercados higienizados ou será que têm medo do poder que temos para limpar um espaço nos corações e no espírito da sociedade, reunir pessoas, para inspirar, encantar e informar, e para criar um mundo de esperança e de colaboração sincera?”.
O Dia Mundial do Teatro celebra-se na quinta-feira, uma iniciativa da UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que remonta a 1962, e que, em Portugal, é assinalado com várias iniciativas, nomeadamente espetáculos gratuitos ou a preços reduzidos, ou nem sequer é assinalado, como acontece com o grupo A Cornucópia, por não ter qualquer peça em cena.
Na mensagem do Dia Mundial de Teatro, difundida pelo Instituto Internacional do Teatro, Brett Bailey atesta que, “desde que existe sociedade humana, existe o irreprimível espírito da representação e a arte de representar, o Teatro, define-se pela pluralidade, afirma o dramaturgo.
Brett Bailey, dramaturgo sul-africano, é diretor artístico da “Third World Bunfight”, companhia independente, tendo trabalhado sobretudo em países africanos – Zimbabué, Uganda, Haiti e República Democrática do Congo, além da África do Sul – e no Reino Unido.