DOIS CANADIANOS ENTRE OS MORTOS NO TERRAMOTO DO EQUADOR

(AP Photo/Dolores Ochoa)
(AP Photo/Dolores Ochoa)
(AP Photo/Dolores Ochoa)
(AP Photo/Dolores Ochoa)

As autoridades federais dizem que dois canadianos estão entre pelo menos 233 pessoas mortas na sequência de um terramoto devastador no Equador.
Rachna Mishra, a porta-voz da Global Affairs Canada, confirmou que dois Quebequenses estavam entre as vítimas do tremor de terra, centrado a cerca de 170 quilómetros a noroeste da capital, Quito.
A Global Affairs diz que as autoridades consulares estão em contato com as famílias dos dois canadianos, cujo nomes não foram revelados.
O sismo de 7,8 graus de magnitude é o mais forte a atingir o Equador desde 1979, causando danos em edifícios e autoestradas ao longo da costa do Pacífico do país sul-americano.
O presidente Rafael Correa declarou o estado de emergência nacional e cerca de 10.000 Forças Armadas foram mobilizadas para a região atingida pelo terramoto, além de 4.600 policiais nacionais.
A Global Affairs pediu aos amigos e parentes daqueles conhecidos por estarem a viajar no Equador para contactarem o seu centro de resposta de emergência.
Relatos que surgem de fora do Equador referem que os socorristas estão a ter dificuldades para chegar aos sobreviventes presos nas ruínas de edifícios destruídos.
O sismo foi sentido na vizinha Colômbia e foi seguido de mais de 135 pequenos tremores de terra, incluindo um sismo de magnitude 5,6.
Fonte: Canadian Press
Com arquivos da Associated Press